A ABRASIP-MG promove a intermediação entre os profissionais de sistemas prediais e empresas do mercado. As comissões são formadas por membros da Associação a fim de abrir espaço para a participação de associados em decisões relevantes para o cenário de Sistemas Prediais em Minas Gerais.
Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), o Seminário de Atualização Tecnológica, já em sua 13ª edição, tem como objetivo fomentar o debate em torno das transformações pelas quais vem passando a engenharia de sistemas prediais e suas implicações no mercado. Neste sentido, desde 2003, ano do primeiro SAT, a programação é cuidadosamente elaborada, sempre trazendo apresentações de casos de sucessos de empresas do setor e soluções em inovação e tecnologia, que podem contribuir para elevar a qualidade dos projetos.
Atualmente a comissão do SAT é composta pelos membros da diretoria da Abrasip-MG Carla De Paula Amaral Macedo, vice-presidente de Atividades Técnicas e diretora executiva da JVP Projetos e Consultoria, Fernando Emídio Rodrigues Gomes, vice-presidente administrativo e financeiro e sócio-diretor da EMID Engenharia, do engenheiro civil Raphael Brasil, além dos associados Erika Esteves Lasmar, da Esteves Lasmar Engenharia e Consultoria e Henrique Nemes, da NC2 Engenharia. O grupo tem a única missão de organizar o evento e a cada ano é renovado com novos integrantes.
Todos os anos pesquisadores e profissionais da área são convidados a dar palestras, com o objetivo de apresentar as novidades do setor e intensificar as discussões em cima de algum tema em voga no mercado. Segundo Lasmar, o SAT foi criado com objetivo de acompanhar as mudanças advindas do rápido desenvolvimento tecnológico na engenharia de sistemas prediais. “Os fabricantes apresentam novos produtos que otimizam tempo e recursos nas construções, as normas são atualizadas constantemente, visando a melhor adequação dos projetos e das obras, de acordo com suas necessidades. As palestras trazem essas novidades aos participantes do evento”, diz.
Para Lasmar, a preocupação da Abrasip-MG, na organização do SAT, é impulsionar discussões que levam a melhoria da qualidade de vida através das normas, pois leva mais segurança e melhores condições no trabalho. “Buscamos, entre os membros da comissão, distribuir e facilitar a preparação das atividades antes do Seminário. A divisão de tarefas é feita conforme a disponibilidade e habilidade de cada membro, além de evitar a sobrecarga de trabalho para apenas uma só pessoa ou empresa”, pontua.
22/09/2016
Atuante desde agosto de 2013, a Comissão Técnica de Relacionamento com a Cemig da Abrasip-MG tem por objetivo defender os interesses das empresas associadas e a consequente aplicação da boa técnica, valorização na atuação dos sistemas prediais no mercado da construção civil e seus correlatos nos procedimentos estabelecidos e controlados pela concessionária.
A comissão conta com a participação dos engenheiros Breno Assis, da Viabile Planejamento e Projetos e atual coordenador do grupo; Ítalo Batista, da Proerg Engenharia e Projetos; Carlos Alexandre de Freitas Jorge, da Lumens Engenharia; e Alexandre Souza, da Projelet ECOM. O grupo conta, ainda, com a colaborações de outros associados, em situações específicas.
Segundo Assis, o estreitamento do relacionamento entre a Abrasip-MG e as concessionárias de serviços públicos sempre esteve presente nas discussões entre os associados. “A alta rotatividade dos cargos por vezes prejudicou o contato contínuo com as concessionárias, mas estamos criando alternativas para contornar esta questão”, explica.
Ao longo do tempo, diversas ações foram implementadas, sendo o principal destaque a revisão das Normas de Distribuição da concessionária, emitida em agosto de 2015, que contou com a participação determinante da Comissão Técnica na formulação de práticas, sugestões de novos procedimentos e exclusão de itens considerados nocivos às instalações. Assis explica que, atualmente, a Comissão vem desenvolvendo os seguintes assuntos:
- Acompanhamento constante de pendências das empresas associadas em relação à aprovação de projetos;
- Centralização do contato entre as empresas associadas e a concessionária;
- Ênfase na informatização dos processos por parte da concessionária;
- Aplicação de procedimentos mais racionais, separação de fases e exigências pertinentes a projetos, principalmente aqueles exclusivos na fase de obras;
- Sugestão constante de melhorias técnicas em seus regulamentos.