Diretoria 2024-2025
Galeria de Presidentes
Cristina Luiza Bráulio
GESTÃO DE 2003 – 2007
Associada: Printer
PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:
1 – Promoção a divulgação da Associação, através de seminários, palestras e eventos, garantindo a inserção e aproximação de inúmeras empresas mineiras do ramo da engenharia de sistemas prediais.
2 – Promoção de debates sobre escopos mínimos dos diversos projetos de sistemas prediais; criação de indicadores de qualidade dos projetos e introdução do selo da Associação nos projetos dos associados, como um indicador de qualidade.
3 – Aproximação da ABRASIP-SP, estreitamento de relações e intercâmbio de experiências com as empresas paulistas
4 – Criação do primeiro estatuto da Associação, estabelecimento das primeiras diretorias
5 – Promoção dos primeiros seminários técnicos com participação das associadas e do público externo, principalmente clientes, construtoras e outros usuários dos serviços prestados pelas associadas.
6 – Nesta gestão foram plantados os valores primordiais da Associação, notadamente os valores éticos, da qualidade dos projetos, da cooperação positiva e saudável, do trabalho honesto e responsável para com a sociedade e para com os associados.
ENTRE EM CONTATO:
[email protected]
(31) 99207-9861
GESTÃO DE 2008 – 2011
Associada: ECOM
MINI-CURRÍCULO:
Marcelo Dicker, engenheiro eletricista, graduado pelo Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi fundador e diretor da ECOM Engenharia durante 23 anos, sendo responsável pela elaboração, gestão, comercialização, desenvolvimento de mais de 1.000 projetos de sistemas prediais elétricos, de telecomunicações e hidrossanitários. Protagonizou o maior negócio de fusão entre empresas do segmento de projetos de sistemas prediais realizado entre a ECOM e a Projelet, gerando a Projelet ECOM, uma das maiores empresas do mercado de engenharia de Minas Gerais. Atualmente é o Diretor Comercial da Somitec Automação, empresa de referência nacional que atua no segmento de automação, controle de acesso, detecção e alarme de incêndio, CFTV, dentre outras para obras em empreendimentos de grande porte, tais como shoppings centers, hospitais, arenas, edifícios comerciais, e etc.
PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:
Na ABRASIP-MG, trabalhou durante 02 anos em conjunto com vários colegas na fundação da Associação, assumindo a Vice-Presidência de Relacionamentos Institucionais por dois mandatos seguidos. Foi Presidente da ABRASIP-MG no biênio 2007-2008, sendo reeleito para o período de 2009-2010. Em sua gestão implementou a parceria entre fornecedores da cadeia dos sistemas prediais e as empresas associadas, promoveu a valorização profissional das empresas associadas através de ações de parceria com sindicatos, instituições de ensino, operadoras de serviços essenciais (energia, água, esgoto, gás, combate a incêndio e outros). Fortaleceu a presença da ABRASIP-MG no mercado da engenharia consultiva de MG, através da realização com frequência anual do Seminário de Atualização Tecnológica, marca registrada da Associação, desde a sua fundação. Em sua gestão foi criado o maior programa de conformidade de projetos elétricos com a Norma Brasileira NBR-5410, elevando o patamar da engenharia de sistemas prediais de forma inédita.
ENTRE EM CONTATO:
[email protected]
(31) 98418-2737
GESTÃO DE 2012 – 2015
Associada: Viabile
MINI-CURRÍCULO:
Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), Mestre em Gestão de Empreendimentos de Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sócio-Diretor da Viabile Planejamento e Projetos. Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Abrasip-MG nas gestões 2008-2009 e 2010-2011. Presidente da entidade durante a gestão 2012-2013 e reeleito para o cargo para o biênio 2014-2015. Atuante nas diversas áreas das instalações elétricas/eletrônicas, elaborando diversos projetos residenciais, comerciais, institucionais e hospitalares de destaque.
- Lançamento e consolidação do Programa de Empresas Parceiras, que permitiu o estofo financeiro adequado para a cobertura das necessidades da Abrasip-MG.
- Manutenção da crescente curva de qualidade do Seminário de Atualização Tecnológica, apresentando eventos cada vez mais profissionais, em respeito aos seus participantes.
- Comemoração da primeira década de atividades da Abrasip-MG, reconhecendo a importância da abnegação de cada uma de nossas empresas associadas para tratar do alcance de nossos objetivos comuns.
- Ampliação do reconhecimento da entidade, enregando à sociedade a primeira revisão do Manual de Redes de Telecomunicações em Edificações e a Cartilha de Fios e Cabos Elétricos em Edificações, componentes dos Kits Qualidade editados anualmente pelo Sinduscon-MG.
- A partir da discussão entre as empresas associadas houve a apresentação de conclusões a respeito da nova Norma de Desempenho, através de um documento consistente, que inspirou outras entidades a trabalharem com objetivos concretos, deixando a retórica de lado.
- Determinação de uma posição crítica de destaque em relação as normas da Cemig, propondo maneiras e soluções tecnicamente pautadas para a melhoria das instalações elétricas.
- Participação ativa nas tratativas para a eleição de representantes para o Conselho Municipal de Política Urbana de nossa Capital (COMPUR), discutindo o novo plano diretor proposto para a cidade e mostrando que a engenharia de sistemas prediais tem muito a contribuir para a garantia da cidadania.
- Definição e publicação, com o auxílio do Engenheiro Carlos Alexandre de Freitas Jorge, dos valores que acreditamos serem comuns entre as empresas associadas: organização, comprometimento, transparência e união.
- Organizar e manter uma estrutura de divulgação permanente através da contratação de uma empresa especializada em assessoria de comunicação, que teve como consequência a exposição que a Abrasip-MG demandava para que a sociedade pudesse melhor entender suas atividades e influência da engenharia de sistemas prediais na vida de todos.
- Publicação de artigos, entrevistas, matérias e notícias, aumentando a representatividade da entidade nos diversos meios, tornando a Abrasip-MG uma referência sobre temas relevantes relacionados ao nosso setor, reforçada pela edição de um informativo periódico.
ENTRE EM CONTATO: [email protected] (31) 98464-3313
GESTÃO DE 2016 – 2017
MINI-CURRÍCULO:
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, cursou na Escola de Arquitetura da UFMG Conceitos e Técnicas voltadas para o ambiente e sustentabilidade. Fundador da ABRASIP MG, Fundador do BHsolar, diretor e fundador da Agência Energia Projeto e Consultoria em Energia onde é o responsável técnico por mais de 980 grandes projetos de engenharia para instalação de energia solar. Participa de diversas comissões técnicas da ABNT e da ABRASIP MG, coordenando algumas destas. Palestrantes e moderador em diversos congressos junto ao setor de engenharia. Consultor técnico da ANEEL, da ABRAVA, redes hoteleiras e concessionárias de energia.
PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:
- Manutenção de boa parte das ações vitoriosas da gestão passada.
- Atualizações constante dos nossos meios de comunicação.
- Gestão da agência de comunicação que atende a ABRASIP.
- Renovação e conquista de novas parceiras no programa EMPRESAS PARCEIRAS DA ABRASIP.
- Realização dos SAT XIII e XIV de forma vitoriosa em momento desafiador.
- Elaboração de duas publicações: MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DE PROJETOS PARA O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS e Atualização do MANUAL DE TELECOM.
- Criação e avanço de diversas comissões. Envolvimento de diversos associados e movimentada contribuições de vários agentes..
- Aumento do quadro de associados.
- Manutenção e boa gestão dos recursos financeiros da associação.
- Melhoria substancial na abrangência e intensidade do relacionamento institucional. Relacionamento ativo e frequente com muitos agentes importantes do setor.
- Manutenção do bom ambiente na associação.
- Início da participação da ABRASIP MG e seus associados na elaboração e atualização de normas técnicas da ABNT, via criação de uma base em Belo Horizonte.
- Realização de evento técnicos de interesse dos associados e da comunidade que nos relacionamos (exemplo Seminário sobre Metais Sanitários aplicados a Edificações, Evento sobre SPDA, etc.)
ENTRE EM CONTATO:
[email protected]
(31) 99970-0949
GESTÃO DE 2018 – 2019
MINI-CURRÍCULO:
Técnico em Eletrotécnica, é graduado em Gestão Comercial pela Unicesumar. Iniciou a carreira como projetista de sistemas prediais na Proerg Engenharia (1998-2002). É sócio-diretor da Projelet Projetos de sistemas prediais Ltda. EPP desde 2002 e da Ecom Engenharia desde 2015, ambos até a presente data. Empresas especializadas na consultoria e elaboração de sistemas prediais e têm mais de 2.500 projetos desenvolvidos em 15 estados brasileiros, com mais de 20.000.000 de área projetada no Brasil. Antes de assumir a presidência da Abrasip-MG, foi vice-presidente de Recursos Associativos e Comunicação da Associação (2012-2015) e vice-presidente de Relações Institucionais (2016-2017).
PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:
- Idealização do SeBIM.
- Realização da 1a edição do SeBIM.
- Realização da 2a edição do SeBIM.
- Realização da 15a edição do SAT.
- Realização da 16a edição do SAT.
- Parceria com a Neocontrol.
- Parceria com a Lux.
- Parceria com a Siemens.
- Parceria com a Itaim Iluminação.
- Parceria com a Loja Elétrica.
- Representação da Abrasip-MG nas plenárias da CIC.
- 3 Meets up do CEAEC (mkt digital/ financeiro/gestão e coordenação de Projetos).
- Consolidação do grupo VALORIZAR, que passou a ser chamado de CEAEC – Colegiado de Entidades de Arquitetura e Engenharia Consultiva.
- Participação na CINASE 2019.
- Apoio e participação no Plano Diretor de Belo Horizonte.
- Parceria com o SEBRAE-MG.
- Manutenção de cadeira na CIC – FIEMG.
- Criação de padrões e nomenclaturas para a documentação da ABRASIP-MG.
- Criação de calendário anual.
- Início da concepção do processo para elaboração de manuais e procedimentos para a administração da ABRASIP-MG.
- Digitalização e armazenamento digital de toda a documentação da associação.
- Reformulação das categorias do programa Empresa Parceira. ENTRE EM CONTATO: