“A CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA (CEMIG D), dentre seus objetivos, procura permanentemente atender as necessidades dos seus clientes, sempre primando pelo princípio da isonomia de tratamento entre estes.
Desde dezembro de 2018, ocasião em que uma ampla revisão foi implantada no processo de conexão de Geração Distribuída – GD na CEMIG D, o projeto da subestação de entrada deixou de ser exigência para a emissão da solicitação de acesso e consequentemente para o parecer.
Com o objetivo de melhorar o atendimento aos nossos clientes e a simplificação dos nossos processos, informamos que, desde o dia 14/07/2021, a apresentação do projeto elétrico pode ser realizada após o Estudo de Rede.
A partir do dia 14/08/2021, a apresentação do projeto elétrico será exclusivamente realizada após o Estudo de Rede, ou seja, o projeto deixa de ser uma premissa para o estudo, similar ao processo de GD.
O momento no qual o projeto pode ser apresentado depende da tensão de conexão da unidade consumidora e do resultado do estudo, conforme critérios a seguir:
1. Atendimentos em BT (Baixa Tensão)
Se após o Estudo de Rede não forem indicadas obras para o atendimento, a aprovação do projeto e a vistoria/ligação da unidade consumidora deverão ser realizados em até 120 dias, que é o prazo de validade da liberação da carga. Caso não seja aprovado em 120 dias, deverá ser solicitado novo Estudo de Rede.
Se houve a necessidade de obras após o estudo, o projeto poderá ser apresentado após a negociação do orçamento pela Cemig ou após a indicação de realização por uma empreiteira legalmente habilitada (processo PART).
2. Atendimentos em MT (Média Tensão)
Nos atendimentos em MT, o projeto elétrico poderá ser apresentado após a assinatura dos contratos (CUSD ou CCER).
NOTAS:
•Para novos pedidos, poderá ser solicitada a aprovação do projeto antes do estudo de rede até o dia 13/08/2021;
•Para os pedidos em andamento que estejam na fase de aprovação do projeto, em caso de reprovas será permitida a solicitação de reanálise até o dia 15/10/2021. Se até esta data o projeto não for aprovado, o pedido será encerrado e deverá ser solicitado o Estudo de Rede;
•O projeto elétrico continua como uma premissa para a ligação do cliente ou efetivação do aumento de demanda. Portanto, orientamos que ele seja apresentado o quanto antes para evitar atrasos na conexão do cliente.”
Para mais informações, acesse: cemig.com.br