XIII SAT

O XIII Seminário de Atualização Tecnológica (SAT) reuniu no dia 28 de setembro, no Auditório do Crea-MG, cerca de 200 pessoas da área de arquitetura e engenharia para debater sobre as novas práticas e as soluções que podem contribuir para elevar a qualidade dos projetos. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), os profissionais também discutiram as transformações pelas quais o mercado vem passando.

Com o tema Inovações Tecnológicas em Sistemas Prediais, a 13º edição se destacou pelas palestras técnicas, que abrangem temas como “As novidades da NBR 5419/ 2015”, “As novas tecnologias de equipamentos com redução de consumo de água, torneiras e chuveiros”, “A Internet das Coisas e suas aplicações em edificações comerciais e residenciais, além de uma mesa redonda com fabricantes sobre “As patologias de Tubulações por Água Quente”, “Gestão do Processo de Projetos” e “Retrofit de sistemas sanitários e hidráulico e Parametrizações e Coordenações entre Proteções Elétricas por meio de recursos de seletividade lógica”.

De acordo com o presidente da Abrasip-MG, o engenheiro Rodrigo Cunha Trindade, o evento conseguiu envolver bastante a cadeia da construção, os construtores e projetistas. “A comissão organizadora conseguiu montar uma grade de palestras de alto nível e isso é muito importante para mantermos a qualidade nas edições”, destaca. Para ele, a Abrasip-MG, desde o primeiro ano do seminário, vem desenvolvendo o importante papel de levar informações aos seus associados e ao mercado. “O SAT permite o contínuo aprendizado dos colaboradores que integram o quadro dos associados, fazendo com que nossos serviços se diferenciem pela qualidade e as boas soluções tecnológicas”, afirma.

Trindade explica que o tema escolhido foi devido ao fato de que a sociedade cobra cada vez mais a aplicação da tecnologia nas edificações. Para o presidente da Abrasip-MG, as soluções oferecidas pela engenharia e arquitetura, hoje, precisam ser atraentes sob o ponto de vista financeiro e operacional, para que possam captar potenciais usuários. “Existem tecnologias que já são consolidadas nos negócios, como o uso de aquecedores solares, sistemas de segurança modernos e alguns recursos de automação e controle. Outras inovações caminham para ter uma aplicação mais intensa no setor da construção, como o uso da metodologia BIM para projetos, a energia solar fotovoltaica e a impressão 3D”, exemplifica.

Segundo a engenheira Érika Lasmar, membro da atual comissão do SAT, é de suma importância a continuidade do aprendizado e a ideia do seminário é justamente estimular e aumentar o conhecimento na área. “Participar de seminários e treinamentos contínuos é uma forma de aproveitarmos o tempo e nos manter atualizados. Nos momentos de crise, além de outros fatores importantes nas concorrências, o maior diferencial é o conhecimento e a capacitação”, afirma. A Abrasip-MG, na edição de 2016 do SAT, conta com o patrocínio da Loja Elétrica e Sanitrit. Entre as empresas parceiras estão a Deca, Amanco e Itaim.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: