Seminário BIM de Minas Gerais reúne especialistas em tecnologia inovadora na construção civil

Maior produtividade e redução do desperdício são dois grandes desafios da indústria da construção civil, principalmente para os pequenos negócios do setor. Uma oportunidade para a melhoria da gestão e da sustentabilidade do segmento é a tecnologia BIM, que vem se consolidando no mercado brasileiro e é tema de um seminário, curso e consultorias que o Sebrae promove, a partir deste mês, em Belo Horizonte.

No dia 28 de junho, O 1º Seminário BIM de Minas Gerais reunirá especialistas, empresários e profissionais da cadeia da construção civil de Minas Gerais para apresentar experiências bem-sucedidas no setor pela utilização desse novo modelo de trabalho. O evento, que terá transmissão on-line, é realizado em parceria com a Câmara Brasileira de BIM (CBIM), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG). Informações e inscrição: www.sebrae.com.br/minasgerais ou (31) 3072-3841.

BIM é a sigla de Building Information Modeling, metodologia de trabalho em expansão no mercado brasileiro da construção. “Este novo modelo permite otimizar os resultados operacionais e financeiros na construção civil, pela maior integração dos diversos processos de uma obra”, explica Jefferson Santos, analista do Sebrae Minas.

O BIM beneficia toda a cadeia produtiva do setor e tem impacto direto no usuário final, que poderá ter, por exemplo, um orçamento mais fidedigno da obra. “Com esse método, o usuário tem como saber com 98% de acerto, em alguns casos, qual o prazo e o custo do serviço que ele está contratando”, afirma Jefferson. Isso é possível, segundo o analista, porque a nova metodologia elimina a superposição de tarefas em uma obra, já que garante o registro de todas as informações e seu compartilhamento para as partes envolvidas.

Por envolver 100% da cadeia da construção civil, a implementação do BIM é um processo gradativo, que demanda tempo. “É uma mudança de paradigma no setor”, pontua Jefferson Santos. Para auxiliar as pequenas empresas nessa tarefa, o Sebrae também passa a oferecer um curso de 16 horas sobre o tema, além de consultorias tecnológicas para facilitar a implementação da metodologia BIM. A primeira turma do curso será realizada nos dias 26 e 27 de junho, em Belo Horizonte. Os interessados em se inscrever para próximas turmas devem entrar em contato com o Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.

ADEQUAÇÃO

A implementação do BIM não é apenas uma oportunidade para as empresas da cadeia da construção civil: será uma exigência. O projeto de lei 6.619/2016 propõe uma alteração na Lei 8.666, que estabelece normas gerais sobre licitações, para que todas as obras públicas sejam contratadas por esse método. Em 2017 foi publicado decreto do Governo Federal criando um comitê estratégico de Implantação da Tecnologia BIM no Brasil.

A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) representam 99% do setor da construção em Minas Gerais, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais/ 2015), do Ministério do Trabalho. Entre 2010 e 2015, o número de pequenos negócios na construção civil mineira aumentou mais de 48%, saltando de 26.275 para 39.089. Apesar da crise econômica que teve forte impacto sobre o setor, os pequenos negócios da construção geraram mais de 132 mil postos de trabalho em Minas Gerais em 2015, algo em torno de 7% do total de empregos formais no estado.

SERVIÇO

1º Seminário BIM de Minas Gerais
28 de junho
7h30 às 18h (o evento será transmito on-line)
Local: sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada/BH
Investimento: R$ 100,00 (geral) e R$ 50,00 (empresas associadas às entidades apoiadoras e/ou atendidas pelo Sebrae Minas).
Informações e inscrição: www.sebrae.com.br/minasgerais ou (31) 3072-3841.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: