Presidente da associação fala sobre os desafios de sua gestão e os principais objetivos da instituição

Bruno Gonçalves Marciano de Oliveira

Presidente da associação fala sobre os desafios de sua gestão e os principais objetivos da instituição

No dia 28 de junho, Belo Horizonte sedia o 1º Seminário BIM (Building Information Modeling), uma parceria da Abrasip-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais), Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Câmara Brasileira de BIM-MG. “Queremos incentivar aqueles que não começaram a trabalhar com a tecnologia e também motivar os que estão iniciando”, declara Bruno Marciano, presidente da Abrasip-MG. Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE, Bruno destaca os principais objetivos da instituição para este ano e os desafios de sua gestão.

JORNAL DA CIDADE Qual é o grande objetivo da instituição?

Bruno Gonçalves O grande objetivo da ABRASIP/MG é a valorização dos Projetos de Engenharia de Sistemas Prediais. Mais do que nunca, o mercado da construção civil precisa de projetos que tragam soluções eficientes, otimizadas, assertivas e ao mesmo tempo dentro das diretrizes normativas que são cada vez mais exigentes e severas. Não temos mais espaço para amadorismo. Trabalhamos em várias frentes para atingir esse objetivo e reiterar a fundamental importância dos projetos de instalações para o sucesso e êxito de uma edificação, independentemente de seu porte, segmento e complexidade. É gratificante perceber, mesmo lentamente, que o incorporador, construtor ou contratante de projetos em geral, atento com as tendências do mercado da construção, com o comportamento do consumidor cada vez mais dinâmico e a necessidade de inovar em cada projeto desenvolvido, não contrata mais projeto pelo menor preço e sim pelo melhor custo benefício que ele pode lhe proporcionar e pela experiência e expertise da empresa de projetos.

JORNAL DA CIDADE Quem são os seus associados?

Bruno Gonçalves Os associados da ABRASIP/MG são empresas desenvolvedoras de projetos de Sistemas Prediais (projetos de instalações elétricas, hidráulicas, de telecomunicações, Prevenção e Combate à Incêndio, SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas), Automação, Climatização (Ar Condicionado, Ventilação Mecânica, Pressurização de Escadas, Extração de Fumaça), Aquecimento Central, entre outras.

JORNAL DA CIDADE E quais os planos para 2018?

Bruno Gonçalves Além das comissões de trabalho, entre outros, as ações mais importantes no momento são os nossos seminários. Teremos em junho o 1º Seminário BIM que estamos realizando em conjunto com o SINDUSCON-MG, SEBRAE-MG e a Câmara Brasileira de BIM – MG. Estamos muito entusiasmados com este evento que será diferenciado e único, já que mostraremos para o mercado, através de cases mineiros, o que o BIM pode fazer pelo nosso mercado no dia de hoje. Queremos incentivar aqueles que não começaram a trabalhar com a tecnologia e também motivar os que estão iniciando. E o segundo seminário que é o nosso consagrado e esperado Seminário de Atualização Tecnológica. Este ano estará na 15º edição e em breve será divulgado para o mercado. Outra ação importante que estamos iniciando é a formação do GRUPO VALORIZAR, uma iniciativa de se unir a nível associativo. Realizamos as primeiras reuniões envolvendo entidades como AsBEA/MG (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, regional Minas Gerais), ABECE-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Cálculo Estrutural), ABRASIP-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais), ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), SINAENCO-MG (Sindicato das empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), ABEE-MG (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, departamento de Minas Gerais), os conselhos profissionais CAU-MG e CREA-MG e as universidades UFMG e Izabela Hendrix; sendo que a grande motivação da criação do grupo é o fortalecimento do setor técnico da indústria da construção.

JORNAL DA CIDADE Quem são os principais parceiros da Abrasip-MG?

Bruno Gonçalves Os principais parceiros institucionais são os citados acima. Além deles, temos uma parceria muito profícua com o SINDUSCON/MG, onde atuamos conjuntamente em treinamentos técnicos, para defender nossos interesses comuns junto à concessionárias e órgão públicos, seminários e etc. Temos também a CEMIG e COPASA como parceiros, já que nossas atuações são interdependentes. Não poderíamos deixar de citar nossos parceiros ITAIM, Loja Elétrica, Lux Comercial e SIEMENS, que são nossos patrocinadores e estão sempre somando para o aprimoramento técnico do associado, além de viabilizar financeiramente os nossos seminários, eventos já consagrados em nosso mercado.

JORNAL DA CIDADE Quais as principais ações realizadas desde a posse da nova gestão?

Bruno Gonçalves Essa gestão iniciou focando em um trabalho intenso de envolver o maior número possível de associados em comissões de trabalhos. Acreditamos que a união de esforços é muito importante para o sucesso de uma associação. Nesse sentido, estamos com várias frentes de trabalhos, por meio de comissões relacionadas com normatização, relacionamento com instituições de ensino, relacionamento com concessionárias e órgãos públicos, BIM, etc. Estamos também com uma programação extensa de treinamentos técnicos para capacitação do nosso associado, já que precisamos estar atentos às novidades e em constante aprimoramento técnico.

JORNAL DA CIDADE E sobre os desafios? Quais os maiores enfrentados pela instituição?

Bruno Gonçalves O nosso associado, assim como o mercado de modo geral, inicia o 2018 depois de anos de muitos desafios e um cenário muito fatigante. Então a principal reivindicação do nosso associado é ter um cenário mais favorável. Dessa forma, o papel da associação é ajudá-lo a se capacitar tecnicamente e ao mesmo tempo ajuda-lo a pensar fora da caixa, pois sabemos que a crise passará, mas o mundo nunca mais será como era antes.

A situação atual brasileira pode ser considerada um fator de risco ou de oportunidade para seus associados?

Gosto muito daquele ditado que diz: “Na crise, uns choram, outros vendem lenço”. Se pensarmos na história da humanidade todas as crises trouxeram grandes evoluções. Então para quem não aproveitou o momento para se reinventar pode ser um grande risco de não continuar existindo. Na ABRASIP/MG percebo de modo geral, que as empresas aproveitaram o momento para se reinventarem, criar otimizações em seus processos, além de inovações. Dessa forma, acredito que para a maioria está sendo uma grande oportunidade.

JORNAL DA CIDADE A Abrasip-MG comemora 15 anos em setembro. Há alguma comemoração prevista para marcar a data?

Bruno Gonçalves Este ano completamos 15 anos. É muito gratificante assumir a presidência de uma entidade com o renome e credibilidade da ABRASIP/MG, frutos de muita dedicação, empenho e disciplina das diretorias, conselhos e comissões anteriores.

Hoje podemos dizer que temos o respeito do mercado, já que somos referência técnica no segmento de Engenharia de Sistemas Prediais, seja por quem nos contrata, seja pelos fornecedores ou parceiros das demais disciplinas de projetos. Além disso, somos ouvidos e chamados pelas concessionárias afins à nossa atuação, quando necessário. Dessa forma, sabemos que temos muito a caminhar, mas com certeza com o que foi conquistado até o momento, a caminhada se torna mais prazerosa e profícua.

Portanto, temos que comemorar sim. No momento estamos em fase de preparo e não podemos divulgar algo que será surpresa.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: