O I SEMINÁRIO BIM FOI UM GRANDE SUCESSO E JÁ TEM DATA PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO

A pedido dos participantes, a segunda edição já foi agendada para junho de 2019

No final de junho, Belo Horizonte sediou o 1º Seminário BIM (Building Information Modeling), uma parceria da Abrasip-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais), Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Câmara Brasileira de BIM-MG.

O evento foi realizado na sede do Sebrae-MG e teve participação maciça de todos os envolvidos na cadeia produtiva da construção civil em Minas para conhecer mais sobre a tecnologia e os cases de sucesso de quem já utiliza BIM no dia a dia. O foco era fomentar e difundir os vários trabalhos que o mercado já possui como cases de sucesso nas áreas de arquitetura, estrutura, sistemas prediais e gestão de obras e projetos, para mostrar o que está sendo desenvolvido nessas disciplinas.

“Esse evento superou – e muito – todas as expectativas que tínhamos em todos os sentidos. Desde a impecável produção realizada pelo Sebrae MG, até as excelentes palestras que mostraram como o mercado mineiro já está muito preparado para trabalhar em BIM. Foi realmente de grande importância, um verdadeiro marco para a Abrasip-MG, pois um de nossos maiores objetivos é a valorização do projeto, algo que foi reforçado em todas as apresentações”, declara Bruno Marciano, presidente da Abrasip-MG.

A tecnologia BIM (Building Information Modeling) vem se tornado cada vez mais uma realidade no mercado, pois trata-se de uma metodologia de trabalho que impacta os processos da cadeia da construção, desde o estudo de viabilidade de um empreendimento até o pós-obra, auxiliando na manutenção e operação de um empreendimento. Há aproximadamente 10 anos o mercado brasileiro vem se familiarizando com essa poderosa ferramenta, de forma que, nos dias atuais, é nítida a percepção, que o mercado já entende os seus enormes benefícios, otimizações e precisão nos processos oriundos de sua utilização.

Na visão de Marciano, o evento foi muito diferenciado pois além de encorajar e fomentar a utilização do BIM e mostrar que todos estão preparados para atuar com essa nova tecnologia, também ajudou a ampliar o networking entre os agentes da construção civil e trouxe grandes exemplos que estão se destacando no mercado. “Inclusive, foi uma grande surpresa para todos, sabermos que a maior construtora da América Latina, que muito nos orgulha por ser uma empresa mineira, a MRV, já está em níveis avançados em sua utilização do BIM”, ressalta.

O presidente da Abrasip-MG também comemora o interesse e a vontade do mercado em crescer e se desenvolver. “Sei que atingimos o nosso propósito ao ver o brilho nos olhos de cada participante, seu contentamento e entusiasmo. Mais do que nunca, precisamos adotar novas tecnologias em nosso segmento, já que a máxima eficiência, produtividade e sustentabilidade (entre outros pontos) são questões de sobrevivência no momento que estamos e o BIM passa a ser fundamental. Esse recado foi muito bem transmitido a todos que participaram do evento, presencialmente ou assistindo online”, finaliza.

©2018 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?