Minascon 2016 apresenta as principais novidades do mercado no Fórum Megatendências

A tecnologia é a mais nova aposta no setor da construção civil. E esse será o tema de uma das principais atrações do Minascon 2016: o “Fórum Megatendências”, que apresentará iniciativas pioneiras utilizando o potencial do computador na arquitetura, construção civil e espaço construído. O evento será realizado no dia 9 de setembro, no Expominas. Profissionais da área poderão assistir a painéis sobre design digital, fabricação robótica, concreto inteligente, sustentabilidade de edificações e áreas urbanas e Internet das Coisas (ou IoT).

Segundo Bruno Marciano, vice-presidente de Relações Institucionais da Abrasip-MG, a construção civil passa por constantes transformações, principalmente no cenário da aplicação de tecnologias na elaboração dos projetos e no próprio canteiro de obra. Para a Associação, que é parceira do Minascon há vários anos, é muito importante fomentar discussões sobre o que o mercado da engenharia e arquitetura vivenciam. “O evento, e em especial o Fórum Megatendências, nos permite enxergar o nosso trabalho em outras perspectivas, através da partilha de experiências. As palestras trazem modelos que tornam os processos mais eficientes, consequência da automação na construção”, afirma.

Confira a programação do Fórum na íntegra:

08h30 – Abertura – Teodomiro Diniz – vice-presidente da Fiemg e presidente da Câmara da Construção.

A computação na arquitetura e construção

Palestrante: Mateus van Stralen

1 – Design Digital: computador e inteligência artificial no projeto

Nas últimas décadas surgiram diversos processos baseados na popularização de interfaces digitais para produção arquitetônica. Em consequência, arquitetos e construtores adquiriram a capacidade de lidar com uma grande quantidade de informações, trabalhar com geometrias complexas e se beneficiar de novas formas de fabricação baseadas no computador. Se antes o projeto era principalmente fruto das ferramentas tradicionais de representação, hoje ele também pode ser concebido por meio de algoritmos e parâmetros computacionais. A forma deixa de ser algo que é desenhado e passa a ser algo que emerge a partir da interação de diversos parâmetros, como a performance estrutural, comportamento dos materiais, contexto espacial, condicionantes sócio espaciais entre outros. Investigar o potencial da aplicação destas ferramentas é uma das principais vertentes de pesquisa na arquitetura e na construção hoje. O painel Design Digital: computador e inteligência artificial no projeto tem como principal enfoque demonstrar o potencial destas novas tecnologias e processos de design na arquitetura e construção.

Palestrantes: Bob Sheil (The Bartlet School of Architecture – UCL), Richard Hofman Petrillo (Graphisoft) e José dos Santos Cabral Filho (UFMG)

2 – Concretos Especiais – Materialização das novas tendências na construção civil.

O painel de Concretos Especiais abordara as novas tendências do concreto, demonstrando as diversas possibilidades de aplicação! Estes concretos são aqueles que possuem diferentes propriedades físicas e químicas. Apresentando características especiais de desempenho, às quais não poderiam ser obtidas se não com incrementos inovadores a mistura. Estes incrementos tornam o concreto mais eficiente do ponto de vista da aplicação, mais resistente, de melhor trabalhabilidade, melhor performance e mais sustentável devido a reutilização dos componentes minerais.

  • 10h45 – 11h10 – Concreto com Fibras com Memória de Forma

Palestrante: Profª. Drª. Maria Teresa Paulino.

  • 11h10 – 11h35 – As Possibilidades de um Concreto Ecoeficiente

Palestrante: Professor Doutor White José dos Santos.

  • 11h35 – 12h15 – Concretos Autolimpantes

Palestrante: Profº. Dr. Flávio Leal Maranhão

  • 12h15 – 12h45 – Debate

3 – Fabricação digital – Robótica na construção civil

Nos últimos anos os robôs têm ganhado popularidade na arquitetura e na construção civil. Se antes este tema era associado a ficção científica, hoje diversas experiências demonstram que a robótica pode impactar de forma efetiva no processo de design e construção do espaço arquitetônico. Customização em massa, precisão, automação de processos repetitivos, trabalho em ambientes hostis e geometrias complexas são alguns dos temas que permeiam as discussões sobre o uso de robôs na arquitetura e construção. No painel Fabricação Digital – a robótica na arquitetura e construção a proposta é de reunir arquitetos com a indústria para demonstrar o potencial da robótica e automação no processo construtivo.

Palestrante: Gonçalo Castro Henriques

4 – Impressão 3D: Imprimindo concreto para um futuro sustentável

Comprometida em combater a falta de moradia no Brasil e no mundo, Anielle Guedes fundou a Urban 3D e está desenvolvendo tecnologias revolucionárias e sustentáveis, começando a reduzir drasticamente o custo de construção praticado pelo mercado. Demonstrar como a força do empreendedorismo pode construir um mundo novo de oportunidades para todos.

Desenvolvimento de Automação para Construção, Internet do concreto, Robótica e desenvolvimento de robôs, Software e Desenvolvimento de Materiais e Aditivos estão no centro do trabalho da Urban3D que já começa a implantação de suas soluções em indústrias pelo mundo.

Palestrante: Anielle Guedes

5 – Computação no ambiente construído: Internet das Coisas – da construção ao espaço vivido

A Internet das coisas (IOT, acrônimo do inglês Internet Of Things) é um dos temas mais comentados na área de tecnologia. Se trata da interconexão de diversos dispositivos através de redes de informação para executar tarefas sem a necessidade de intervenção humana. Na construção civil o conceito pode ser utilizado para tornar processos mais eficientes, gerenciar estoques, fazer manutenção e até mesmo automatizar a construção com máquinas que podem trabalhar de forma interconectada e autônoma.

No espaço arquitetônico dispositivos comunicam entre si para ajustar temperatura, gerenciar o uso de energia ou até mesmo fazer compras. Estamos imersos em universos de sensores, atuadores e processadores conectados que movimentam quantidades cada vez maiores de dados. O painel Computação no ambiente construído: Internet das Coisas – da construção ao espaço vivido tem como enfoque discutir os potenciais e desafios desta interconexão de dispositivos na construção civil e no espaço arquitetônico.

Palestrantes: José Ripper kós, Gabriel Peixoto (Neocontrol) e Sandro Canavezzi de Abreu.

6 – Sistemas integrados – interação e conectividade em prédios e cidades

Existe a expectativa de que até 2020 aproximadamente 50 bilhões de dispositivos estejam conectados à rede de informações, interligados entre si e com as pessoas. Este conceito, também chamado de Internet de Todas as Coisas, consiste em sistemas integrados que englobam objetos, processos, dados e pessoas. Sistemas interconectados com capacidade sensitiva, de processamento e atuação em tempo real podem significar uma nova fronteira para o gerenciamento de pessoas, serviços, dados, energia etc. O painel Sistemas integrados – interação e conectividade em prédios e cidades, tem como enfoque discutir como estes sistemas podem enriquecer a vivencia do espaço e impactar de forma positiva na balanço energético, sustentabilidade e qualidade de vida em edificações e áreas urbanas.

Palestrantes: Carolina Dionísio (Inatel), Sr.Flávio Resende Oliveira (Algar) e Ney Gilberto Leal (Indra)

Minascon 2016

Megaevento da cadeia produtiva da construção mineira, o Minascon está em sua 13ª edição e é promovido pela Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (CIC-Fiemg). Além do “Megatendências”, a feira terá palestras e painéis realizados por associações, entidades de classe e universidades ligadas ao setor.

 Evento: Fórum “Megatendências” – paralelo ao Minascon

Data: 9 de setembro

Horário: 8h30 às 21h

Local: Expominas – Av. Amazonas, 6030, Auditório Ouro Preto – Bairro Gameleira – Belo Horizonte

Informações: (31) 3263-4349

Interessados encontrarão informações sobre as inscrições disponíveis no site do evento.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: