Comissão que trata da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575

A Abrasip-MG, sabendo da importância e impacto que a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 provoca nos projetos de sistemas prediais, principalmente nas recomendações exigidas nos serviços prestados por seus associados, lança, em 2014, uma Recomendação Técnica (RT) aos seus associados. Ela tem o objetivo de disseminar as formas de atendimento aos requisitos dessa norma, esclarecendo novos conceitos relacionados às informações de vida útil de projeto e sua manutenibilidade e conforto.

Para a formulação desse material foi criada uma comissão de estudos, atuante desde 2013, formada por profissionais competentes e com expertise para analisar processos, procedimentos e normas de desempenho e elaborar documentos com o objetivo de facilitar e garantir a correta aplicação em engenharia de sistemas prediais.

O grupo é composto pela vice-presidente de Atividades Técnicas Carla de Paula Amaral Macedo, também coordenadora da comissão, Fernanda Basques Moura Quintão, da Viabile Planejamento e Projetos, Ítalo Batista, da Proerg Engenharia e Projetos Ltda., Normando Virgílio Borges Alves, da Termotécnica Para Raios, Rodrigo Cunha Trindade, atual presidente da associação e diretor da Agência Energia Projetos e Consultoria em Energia Solar, Renato Pereira Aboim Tavares, da Proerg Engenharia e Projetos Ltda., Weber de Freitas Carvalho e Danielle Silva Felipe, ambos da  Projelet ECOM.

Fruto da iniciativa dos envolvidos nesse trabalho, em 2013, a FIEMG, com o apoio do Sinduscon-MG, convidou a Abrasip-MG a participar da Secretaria de Desempenho da Indústria da Construção. A proposta dessa Secretaria é articular ações e projetos para o aprimoramento das indústrias que compõem a cadeia de produção do setor, melhorando os produtos e serviços em conformidade com as exigências da Norma de Desempenho. O esforço das entidades resultou o Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais, que teve seu lançamento oficial no Minascon 2016, entre os dias 07 e 09 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

A Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), o Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (Gemarq), a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece- Regional Belo Horizonte), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-MG), o Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), a Escola de Engenharia e Arquitetura da UFMG e o Instituto Metodista Izabela Hendrix foram os responsáveis técnicos do Manual.

Segundo Mayra Regina Martins Soares, coordenadora do projeto Secretaria de Desempenho do SENAI-MG, entre as ações desenvolvidas está a sistematização dos agentes responsáveis pela fase de concepção e projeto das edificações, que promete estabelecer diretrizes, práticas e ferramentas para garantia do seu desempenho, considerado estratégico nas novas práticas de mercado. “O manual conjuga aspectos técnicos e gerenciais, estabelecendo um roteiro e fluxo de trabalho para o desenvolvimento integrado das disciplinas de projeto de edificações”, explica.

De acordo com Trindade, a Abrasip-MG rapidamente identificou que a norma de desempenho impactava diretamente nas atividades dos seus associados e, desde então, montou uma comissão técnica para tratar desse assunto. “Essa comissão tem gerado frutos, a exemplo da recomendação técnica voltada para os associados da Abrasip-MG e a participação em outras comissões, como a da FIEMG. Nela, tivemos participação ativa e tem sido gratificante trabalhar em conjunto com outras instituições para ajudar na aplicação da norma. Acredito que o manual será de grande valia para a cadeia da construção”, pontua o engenheiro.

Segundo Soares, o manual se tornará uma ferramenta pioneira para que as empresas construtoras e incorporadoras exerçam seu poder de contratação e coordenação de projetos, cada vez mais essencial para o sucesso dos empreendimentos. “Esse guia é um exemplo referencial de como as universidades, construtoras, empresas de projeto e associações podem se reunir de maneira colaborativa para produzir uma ferramenta que, com base científica, será de grande utilidade para o mercado”, finaliza.

Confira a seguir alguns estudos elaborados pelas comissões técnicas da ABRASIP-MG e o Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais:

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: