Comissão para Atualização do Manual de Rede de Telecomunicações

Liderada pelo engenheiro João Carlos Pujoni, da JVP Projetos e Consultoria Ltda., a Comissão para Atualização do Manual de Telecomunicações surgiu em 2013, na Abrasip-MG, com o objetivo de modificá-lo de acordo com o surgimento de novas tecnologias no mercado, além de adequá-lo às novas normas técnicas. Os engenheiros Antônio Perpétuo Socorro Braga, da BKR Engenharia, e Mauro Lúcio Tomazzi Prosócimi, da Tomazzi Prosdocimi Engenharia, também participam do grupo.

Uma das ações mais recentes do grupo foi a entrega oficial da 3º edição do Manual Telecom ao Sinduscon-MG, com a participação do presidente, Rodrigo Cunha Trindade; da vice-presidente de Atividades Técnicas, Carla de Paula Amaral Macedo; e outros membros da Comissão. “O manual é mais uma importante ação com o envolvimento da Abrasip-MG, que veio reforçar a credibilidade e a importância do conhecimento técnico das empresas de projetos de sistemas prediais para o mercado da engenharia e da construção”, afirma Trindade. A expectativa é que a publicação seja lançada e incluída na biblioteca digital ainda este ano.

Segundo Pujoni, o Manual de Telecom, bem como sua atualização, mostra que a comunidade técnica local tem muito a colaborar com a sociedade, seja entregando informação de qualidade para as pessoas ou participando das questões que envolvem a engenharia de instalações prediais. “O propósito desse material é ser um livro de cabeceira, que orienta os profissionais da área. Além de pioneiro, possui um conteúdo diferenciado”, enfatiza.

Segundo Pujoni, à medida que vão surgindo novidades relacionadas às redes de telecomunicações, nasce a necessidade de os profissionais da área repensarem os conceitos e também em novas ofertas de serviços. Hoje, entre os temas tratados no manual estão:

Inovações Tecnológicas:

  • Uso crescente da Telefonia IP, da convergência digital plena de voz e dados, permitindo avançados serviços de monitoração e alarmes, aplicações diversas na nuvem e demais recursos da “Internet das Coisas”, com destaque para desenvolvimentos de novos sensores e diversos aplicativos;
  • Novidades nas soluções de infraestrutura de rede, tais como o uso crescente da fibra óptica em ambientes residenciais, comerciais e na indústria;
  • Emprego da solução de cabeamento estruturado e demais acessórios de conexão nos mais variados ambientes de usuários.

Economia nas instalações:

  • Maior capacidade de transmissão das soluções de fibra óptica;
  • Crescimento da telefonia móvel e redução crescente dos aparelhos físicos, que passa a exigir menores recursos de rede física para telefonia convencional;
  • O investimento para instalação da infraestrutura de telecomunicações no cenário de inovações tecnológicas, aderindo aos requisitos técnicos de interface para os novos serviços.
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: