Climatizar Engenharia participa de evento nacional da Abrava

Climatizar Engenharia participa de evento nacional da Abrava

Conceito, inovação e eficiência. Esse foi o tema da 16ª edição do Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), ocorrido nos dias 10 e 11 de novembro. O evento reuniu profissionais da área, que ministraram palestras envolvendo a engenharia de climatização. O engenheiro Francisco Pimenta, vice-presidente de Comunicação da Abrasip-MG e diretor da Climatizar Engenharia participou do seminário, o qual aconteceu no auditório do museu da PUC, na Avenida Dom José Gaspar nº 500, no bairro Coração Eucarístico.

O encontro ocorreu pela primeira vez em Minas Gerais, reunindo mais de 400 pessoas nos dois dias. Segundo Pimenta, a sua realização na capital mineira pode fortalecer a atuação da Abrava na região, disponibilizando mais cursos, treinamentos e palestras. “A Abrasip-MG foi a primeira entidade a confirmar apoio ao evento e fez parte da mesa de abertura. Na palestra, falei dos grandes desafios que os profissionais têm em construir as edificações e, ao mesmo tempo, pensar em sustentabilidade, eficiência energética e consumo de energia racional”, explica. “É preciso ter muita criatividade, inovação e vontade de fazer bem feito”, acrescenta.

Pimenta lembra que a Abrasip-MG e a Abrava, em relação ao Departamento Nacional de Projetistas e Consultores (DNPC), possuem muita coisa em comum, pois tratam de projetos de engenharia e enfrentam os mesmos problemas. “As entidades como um todo devem construir um ambiente favorável ao desenvolvimento dos profissionais. Queremos uma indústria competitiva, um mercado forte, com prestadores de serviços qualificados. A Abrasip-MG, por exemplo, busca manter diálogo com os profissionais, fazendo palestras e oferecendo cursos e com a Abrava não é diferente”, diz. Através de eventos como esse e como os que a Associação promove que reunimos a comunidade técnica da região para debatermos os assuntos em voga no momento”, reforça.

Para Pimenta, a ideia foi unir empresas do segmento em um mesmo espaço para estimular e aumentar o conhecimento na área. “As soluções oferecidas pela engenharia, hoje, precisam ser atraentes sob o ponto de vista financeiro e operacional para que possam captar potenciais usuários. É necessário ter uma visão global do projeto, fazendo com que o empreendimento seja capaz de evitar grandes custos nas fases do planejamento e do projeto”, destaca.

Na apresentação, Pimenta descreveu como um projeto de engenharia se situa no contexto de uma edificação, desde seu planejamento, passando pela obra, até chegar na operação dos sistemas. “Enfatizei sobre a necessidade da execução simultânea dos projetos de arquitetura, estrutural, ar condicionado e outras disciplinas, para que eles sejam compatibilizados como um todo, evitando retrabalhos na fase da obra. A Abrava manteve uma grade de palestrantes de altíssimo nível e isso fez o evento ainda mais prazeroso”, finaliza.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: