VISÃO DA ABEE-MG SOBRE A TECNOLOGIA BIM

Em 29 de junho de 1937, um grupo de Engenheiros Eletricistas fundou, no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE Nacional, que foi a primeira associação específica para engenheiros de uma determinada especialidade. Logo após deu-se início à criação de Departamentos Estaduais.

Inexplicavelmente, Minas Gerais, estado pioneiro na formação de engenheiros eletricistas, teve a criação do seu Departamento somente em 14 de dezembro de 2006.

A influência da Indústria 4.0, que traz a reboque novas tecnologias, contribui para a difusão da tecnologia BIM criada nos anos 70 podendo ser comparada com o desenvolvimento de projetos em sistemas CAD/CAE/CAM largamente utilizados na indústria automobilística a partir dos anos 90.

Face ao atual quadro de inovação disruptiva, produtos inteligentes, veículos autônomos, negócios sustentáveis, entre outros, a atual Diretoria da ABEE-MG atenta à criação de novos ambientes de trabalho, cada dia mais tecnológicos, aliados à uma nova gestão de desenvolvimento de projetos, que passa pela capacitação dos Profissionais mais experientes e pela formação dos jovens egressos das Universidades, entende que a tecnologia BIM veio para ficar.

Com a possibilidade de criação do ambiente de trabalho em co-design, desenhos parametrizados, troca eletrônica de dados, entre outras vantagens tangíveis, quem ganha são os Clientes e a Sociedade em geral.

©2018 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?