15ª edição do SAT traz importantes discussões para o mercado da construção civil

O Seminário fomentou o debate em torno das transformações pelas quais vem passando a engenharia de Sistemas Prediais e destacou os principais problemas e soluções para as edificações

 

Com o tema “Patologias na Construção Civil e Tendências de Mercado”, o XV Seminário de Atualização Tecnológica foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), no último dia 20 de setembro. Engenheiros, arquitetos, estudantes, especialistas e demais profissionais da área estiveram reunidos, no auditório do Sebrae-MG, para debater as últimas novidades do setor e avaliar quais são as melhores soluções para aprimorar os projetos de edificações.

 

Bruno Marciano, presidente da Abrasip-MG, comentou sobre a trajetória do SAT e sua importância para a cadeia construtiva. “Ao longo dos seus 15 anos, tendo iniciado sua história junto com o Minascon, no Expominas, o Seminário foi consagrado pelo mercado mineiro e, hoje, é um evento esperado pelos profissionais do segmento. Sempre pautado pelas inovações na engenharia, o SAT ganhou o apreço do público, justamente por se preocupar em levar novos conhecimentos e tendências do setor para os seus participantes”.

 

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Minas, Teodomiro Diniz Camargos, a parceria com a Abrasip-MG é muito importante, pois as duas entidades, juntas, buscam qualificar todo o segmento de instalações no estado. “Os temas apresentados são caros para a cadeia produtiva da construção e necessários para acompanharmos a rapidez com que as novas tecnologias surgem e se inserem em todas as fases de um projeto. Nesse sentido, o SAT cumpre seu papel em propor discussões em torno das patologias e tendências de mercado”, afirma.

 

Henrique Naime, vice-presidente de Atividades Técnicas da Abrasip-MG e membro da comissão organizadora do SAT, destacou a relevância dos assuntos tratados no evento. “A cada dia que passa, a sociedade tem mais acesso à informação, consegue identificar as patologias da engenharia e discutir sobre o que são esses problemas. É fundamental levantarmos quais são as principais mazelas que afetam nosso trabalho e propor melhorias. Para isso, o SAT tem o apoio de representantes do meio acadêmico, responsáveis pela formação dos nossos profissionais; do poder público, grande fomentador da engenharia e responsável por boa parte das contratações no setor; dos construtores, que possuem um contato maior com os nossos consumidores finais; dos projetistas, que fazem tudo o que a gente vê nascer na área, e das startups, que contam com empreendedores preocupados em trazer inovações para o mercado”, pontua.

 

Palestras

A programação do SAT abordou os seguintes temas e contou com palestras de especialistas: Patologias Associadas aos Sistemas Prediais (Cristina Bráulio), Patologias em Obras Públicas (Laura Aguiar), Patologia sob a visão dos construtores (Vinícius Lott), Patologias em Sistemas Prediais (Rony Rossi Horta), Patologias na Construção Civil (Carla Macedo), Cidades Inteligentes: Estudo de Caso RJ e Tecnologias Aplicadas (Henrique Petersen), Tendências de Mercado (Daniel Ribeiro) e O empreendedor e suas decisões não óbvias (Aluir Dias Purceno). Além disso, as startups Coverbox, Trelix, Metha Energia, ZAG, NetResíduos e Recicon levaram suas ideias empreendedoras para o Seminário, mostrando que é possível economizar custos na obra, melhorar processos e ser sustentável, além de práticas diárias como a economia de energia.

 

Segundo Vinícius Lott, da Direcional Engenharia, o SAT foi bem interessante, porque trouxe à tona um problema da construção civil que aflige diretamente os clientes. “Foi gratificante palestrar no evento, pois consegui mostrar para o público que as patologias estão cada vez mais em evidência e não podem ser ignoradas pelos engenheiros. Também tive a chance de falar a Norma de Desempenho, um dos temas mais discutidos nos últimos anos e que está ligado diretamente aos processos qualidade, principalmente no pós-obra”, diz. Victor Soares, Cofundador da Metha Energia, explica que o Seminário é uma oportunidade sensacional para dizer para as pessoas que é possível inovar, diminuindo custos e sendo sustentável. “Troquei experiências, fiz network e pude apresentar a nossa solução para o público. Sem dúvida, estar junto com a Abrasip-MG, entidade tão reconhecida pelos profissionais da área, nos motiva a empreender ainda mais”, conta.

 

No final do evento, a diretoria da Abrasip-MG fez uma homenagem aos fundadores, alusiva à comemoração aos 15 anos da entidade. Carlos Alexandre, diretor da LUMENS Engenharia, conta que participa da entidade desde o seu início, quando ela ainda era um sonho entre os seus fundadores. “É recompensador ter contribuído para o crescimento e consolidação da Associação e vê-la se tornar uma referência para o segmento. Fico muito satisfeito e tenho orgulho de fazer parte dessa história”.

 

 

 

Parcerias

A 15ª edição do SAT contou com a parceria das empresas ITAIM Iluminação, Loja Elétrica Ltda., LUX Indústria e Comércio de Materiais Elétricos, Neocontrol Somfy Group e Siemens. Além disso, teve o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE); da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA); da Associação Mineira de Engenharia de Incêndio (AMEI); da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea); da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas (SINDUSCON); do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO); do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA); da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE); da Câmara Brasileira de BIM em Minas Gerais (CBIM MG); do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Instituto Metodista Izabela Hendrix.

 

MATÉRIA: Letícia Carvalho via Assessoria de Imprensa.

FOTOS: Fábio Ortolan

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados - ABRASIP-MG por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: